Lojas de museus e monumentos

Porque é que a sua loja não vende (e como transformá-la no maior aliado do seu museu)

✍️ Introdução

 

A loja de um museu ou monumento pode e deve ser muito mais do que um espaço de saída. Pode ser um prolongamento da visita, uma fonte de receita acrescida, e uma poderosa ferramenta de comunicação cultural.
Mas para muitos gestores, essa loja é uma dor de cabeça. Não vende. Não tem tempo para a potenciar. Não reflete a identidade do espaço…
Na Ponto M, trabalhamos com dezenas de instituições culturais e sabemos identificar (e resolver) os erros mais comuns. Este artigo revela o que poderá estar a falhar — e como mudar isso.

1. Não é a loja que falha. É a falta de conceito.

A maioria das lojas de museu apresenta produtos genéricos, descontextualizados e desinspirados. Resultado? O visitante entra… e sai de mãos a abanar.
Um bom merchandising começa no conceito: o que queremos que o visitante leve da nossa história?
Na Ponto M, criamos coleções que partem da identidade do espaço: ícones, temas, cores, personagens, padrões e emoções. O produto torna-se um prolongamento do património e da visita. E só assim faz sentido.

2. Design vende. Embalagem atrai. Layout convence.

O produto certo precisa do visual certo. Trabalhamos com designers especializados em cultura e património, que criam propostas únicas, com impacto estético e significado.
A embalagem não é um extra — é parte da experiência.
E não menos importante: o espaço de loja deve ser simples, acessível e intuitivo. Podemos apoiar também nessa componente, mesmo que com recursos mínimos.

3. O que vende, de verdade: 3 categorias infalíveis

Com base na nossa experiência, estas são as linhas de produto que mais resultado trazem:

 

Produtos com identidade visual forte (ex: azulejos, posters, têxteis).

Produtos com valor educativo e sensorial (ex: kits de pintura, puzzles, livros ilustrados).

Produtos com apelo transversal (ex: papelaria, canecas, magnéticos).

4. E se não tiver tempo para tudo isto? Nós temos.

Sabemos que as equipas dos museus e municípios estão sobrecarregadas!

Por isso, trabalhamos como parceiros:

 

  • Desenvolvemos o conceito.
  • Apresentamos propostas visuais e orçamentais.
  • Produzimos, embalamos e entregamos.
  • Apoiamos na montagem e visual merchandising.


E fazemos tudo com o cuidado e a paixão que o seu património merece.

🚀 O resultado?

  • Aumento direto nas vendas.

  • Visitantes mais envolvidos. 

  • Uma loja que reforça a reputação da instituição.

  • Produtos que circulam, são fotografados, partilhados e… lembrados.

👉 Vamos transformar a sua loja?

Peça-nos um plano gratuito e personalizado de merchandising. Sem compromisso. Apenas compromisso com a cultura.